Você já conhece a tecnologia que tem revolucionado diversos tratamentos odontológicos? 

Os planejamentos dentários que eram feitos por avaliação clínica e radiográfica, hoje contam com essa poderosa tecnologia que os softwares 3D proporcionam.

O uso da moderna impressão 3D permite que os especialistas ofereçam mais qualidade para os seus pacientes. 
Ela melhora o trabalho do dentista, pois possibilita um planejamento eficaz e alcança resultados cada vez melhores.
Nesse post, nós reunimos algumas informações e um exemplo de aplicação dessa tecnologia na Radiodôntica.
O que é impressão 3D?
Impressão 3D é o nome popular designado para a técnica de prototipagem rápida. Trata-se de trabalhar um material para que ele fique no formato desejado de acordo com um projeto já definido.

O projeto inicial tem as medidas e formatos exatos, esses dados Situs Slot Online são transmitidos para a impressora 3D e ela se encarrega de esculpir o material para a fabricação da peça.
Como funciona a impressão 3D

Com o projeto inicial pronto, todas as alterações podem ser feitas no arquivo do software antes de da criação da peça final.Isso garante harmonia aos dentes do paciente, melhor satisfação e menos retrabalho.

Com as impressoras em 3D, conseguimos imprimir réplicas das regiões doentes para estudo pré-operatório.

Também fabricamos guias cirúrgicos sob medida, que orientam a posição de cortes ósseos e direcionam as perfurações para implantes ou Judi Slot Online reposicionam partes ósseas fora do lugar.

É possível planejar tudo no computador e criar as próteses a partir da impressão 3D. Um exemplo disso são os “mockups”. Uma peça de teste para que o paciente verifique se a prótese está conforme o desejado.

Além disso, a digitalização dos exames do paciente permite a comunicação entre profissionais para compatibilizar todos os procedimentos protéticos e cirúrgicos no computador. 
Isso evita que erros da parte cirúrgica prejudiquem a parte da protética.

Escaneamento digital 3D
O escaneamento digital pode ser feito por dois métodos distintos: direto e indireto, e disponibilizados para qualquer profissional em arquivo STL.

No método indireto faz-se uma moldagem tradicional, e esse molde de gesso do paciente é digitalizado. 

Ou seja, ainda é necessário a moldagem habitual para disponibilizar o arquivo digital.

Já no método direto, o escaneamento é feito delicadamente na boca do paciente através de um suporte como se fosse uma “caneta”. Ele é acoplado a uma câmera que registra em tempo real todas as imagens dos arcos, dentes, tecidos adjacentes e a oclusão. 
É um processo simples, rápido, indolor e muito confortável para o paciente. Não causa tanta sensibilidade como uma moldagem, por exemplo.Com o escaneamento é possível o dentista analisar com mais precisão e rapidez a boca do paciente. 
Também permite que ele mostre as imagens no computador e facilita a comunicação do seu trabalho. 
Além de todos esses benefícios, ele elimina algumas etapas clínicas e ainda evita possíveis erros de distorções, garantindo mais precisão para o processo.
A utilização da impressão 3D na odontologia é uma realidade que muitos profissionais já vivenciam, e isso favorece o seu trabalho e a satisfação dos pacientes.
 Implementá-la em seu consultório é um diferencial competitivo que lhe dá mais destaque, além de modernizar o seu atendimento e aumentar sua credibilidade e a qualidade dele. A impressão 3D é apenas uma das inovações em alta na odontologia.

Siga nos acompanhando para receber dicas e informações da odontologia. 

Deixe um comentário